A origem do nome “brigadeiro” é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes.

A Origem

O nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Durante a candidatura do militar à presidência da República pela União Democrática Nacional, um grupo de mulheres paulistanas do bairro do Pacaembu que eram engajadas na campanha do candidato organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado por essas mulheres para a primeira campanha do candidato à presidência, durante a primeira eleição nacional em que todas as mulheres puderam votar.

A guloseima, feita de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó, inicialmente feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. Com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”.  Tornou-se indispensável nas festas e comemorações, Brasil a fora, ao lado do beijinho, do cajuzinho. Brigadeiro, o eleito!

Receita de Brigadeiro

Ingredientes

1 Leite condensado (lata ou caixinha)

3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% ou 70%

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo

1 – Em uma panela, coloque o Leite condensado com o chocolate em Pó e a manteiga.

2 – Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).

3- Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

4 – Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

One reply on “Brigadeiro: O Eleito!”

  • […] por exemplo, naquele momento do pecado capital da gula, onde você vai comer a panela inteira de brigadeiro, ou ainda tomar diversos copos de cerveja, ou comer aqueles deliciosos pães com manteiga, que […]