![Luciana e Leda](https://ventreecia.com/wp-content/uploads/2022/09/FB_IMG_1617646414008-1080x720.jpg)
Professora ou dançarina, qual a diferença?
Mensurando pelos resultados que eu obtenho, sou muito mais professora de dança, do que dançarina.
E afirmo isso, pois eu consigo muito mais trabalho enquanto professora de dança do ventre, do que como dançarina, e vejo a transformação que minhas alunas conseguem alcançar, em sua forma de ser e seu melhoramento como pessoas que dançam.
Sou dançarina profissional, por formação, por participar de provas seletivas, por vencer muitos obstáculos, mas infelizmente as oportunidades de me consolidar como dançarina ativa em shows, não acontecram para mim. Participei muito de festivais, onde tive a honra de levar minhas alunas, e conseguirmos várias premiações, mas eu mesma, ter a chance de dançar profissionalmente, ganhando por isso, foram pouquíssimas oportunidades aqui na minha cidade. Eu não consegui fazer isso acontecer, e tá tudo bem.
Já como professora de dança do ventre, consegui me estabelecer melhor, ter mais oportunidade de trabalho, e me realizar com a realização das minhas alunas. Uma troca, simplesmente maravilhosa.
Aqui eu agradeço a cada uma das pessoas que fizeram aula comigo, dançaram comigo, promoveram festivais onde eu pude participar e levar minhas alunas.
O que importa, neste momento, é que a dança se mantém presente, apesar de tantas transformações e mudanças apresentadas pela vida.
E viva a vida, dançante. Aqui temos, Lucy bent Cairo, vestindo vermelho, e Ledah Bernardi, vestindo roxo.
![Ledah e Luciana](https://ventreecia.com/wp-content/uploads/2022/08/DSC_0252-scaled-e1663155329448-239x300.jpg)